1o Concurso de Gastronomia do IESB marca os 10 anos do curso

O IESB realizou ontem (18) o 1o Concurso de Gastronomia do IESB. Movimentando o 28o Congresso Nacional Abrasel e em parceria com a revista Prazeres da Mesa, a competição atraiu alunos e ex-alunos em uma disputa pelo melhor sabor. Os competidores puderam entender como é idealizar e realizar um prato simples com elementos de criatividade e tiveram o contato direto com profissionais da área, representados por Daniel Briand e Agenor Maia. Ainda, a aluna Karolina Mota Fernandes, que participou do Bocuse D’Or juntamente com o professor Bruno e ganhou o prêmio de melhor commis da participação, também foi jurada do Concurso.

Idealizado após o professor Bruno Rappel Fragoso ganhar o terceiro lugar do concurso Bocuse D’Or Brasil 2015, o evento marcou os 10 anos do curso de Gastronomia do IESB. O coordenador do curso, professor Sebastian Parasole, contou que a ideia surgiu em parceria com os docentes Bruno e Maximiliano Sommo. Assim, após um processo de seleção entre os alunos e ex-alunos com o envio de uma foto do prato juntamente com a receita, sete duplas foram selecionadas. Eles treinaram bastante, puderam usar as cozinhas do IESB para praticarem suas receitas, trabalharam o tempo da competição e o resultado foram sete pratos com um alto nível gastronômico.

Concurso-Gastronomia-3.jpg

Os boxes da sala de Gastronomia eram compostos por um chef e um commis. Eles tinham, aproximadamente, 2h30 para a realização dos pratos. A exigência é que devia ser feito filé mignon, com duas guarnições e molho livres.

Concurso-Gastronomia-8.jpg  Concurso-Gastronomia-5.jpg

Os ex-alunos Esdras de Freitas e Camila Bastos participaram da competição com uma receita moldada no sabor da jabuticaba. “É como uma arte: você pegar uma comida simples e tentar criar algo de destaque”, salienta Esdras. Para os dois, houve um estudo e diversos testes sobre o que poderia combinar com o quê. E principalmente, muita prática. Os alunos contaram que o processo foi baseado em realizar a receita diversas vezes, testando sabor, combinações e misturas. Até que finalmente chegasse ao ponto desejado.

Concurso-Gastronomia-1.jpg  Concurso-Gastronomia-2.jpg

“Se você não concretiza a ideia, não é criatividade”, Bruno Fragoso adapta de um pensamento. Baseado nisso, até a cozinha foi idealizada para que os alunos mantivessem o contato com o público e o trabalho das duplas competidoras. Para ele, isso diminuiu a tensão da competição. “Eu não queria as pessoas tensas, queria as pessoas felizes cozinhando”, destacou o professor. Essa foi uma ideia que ele trouxe de sua própria experiência pessoal, no concurso Bocuse D’Or 2015. “O frio na barriga é bom. A gente começa a fazer o que sabe, relaxa e vai embora”, enaltece Bruno.

Para o coordenador do curso, o primeiro evento é apenas uma introdução para um segundo. O que motiva a ideia é a ampla adesão que o 1o Concurso de Gastronomia IESB teve em tão pouco tempo. Ele espera em uma segunda edição ampliar o número de participantes além da possibilidade de abrir para a confeitaria. “Nós esperamos que o concurso seja um meio de promover e confraternizar o profissional da cozinha”, enfatiza Sebastian.

1o-Concurso-Gastronomia-7.jpg

Todos os participantes levaram um certificado de participação. Os vencedores levaram um troféu para casa além da assinatura da revista Prazeres da Mesa.

Confira os ganhadores:

1o Lugar:

Silma Ayres da Motta Teodoro (Chef)

Izadora Alves Lima Montalvão Reis (Commis)

1o-Concurso-Gastronomia-6.jpg

2o Lugar:

Raimunda Ribeiro da Silva (Chef)

Adriana Salles (Commis)

1o-Concurso-Gastronomia-5.jpg

3o Lugar:

Marluce Caldas (Chef)

Marineide Ferreira (Commis)

1o-Concurso-Gastronomia-4.jpg

Por Laura Maria


Compartilhe: