CONHECIMENTO, SOLIDARIEDADE E AÇÃO

O IESB em Ação é um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB e se traduz em como a instituição desenvolve suas atividades fomentando a participação no desenvolvimento da sociedade onde está inserida.

No IESB, a responsabilidade social é desenvolvida e estimulada dentro e fora da sala de aula. Desde rodas de discussão, pesquisa científica, até prestação de serviço, os alunos colocam em prática conhecimentos adquiridos nos cursos de forma responsável e solidária em situações reais.

O IESB em Ação integra alunos de diferentes cursos e reúne iniciativas que geram benefícios para a comunidade na qual o IESB está inserido, firmando um elo de segurança e comprometimento entre colaboradores, docentes, discentes e a população. Lançado em 2000, o programa conta com ações nos campos de orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico na formação escolar, atendimento psicológico individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração.

O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde então, o Programa IESB em Ação desenvolve projetos contínuos, como os de incentivo à educação e à geração de renda realizadas na comunidade do Varjão, e desde 2010 as ações do IESB em Ação vêm priorizando as ações na comunidade de Ceilândia.

EXTENSÃO E VOLUNTARIADO

O Programa IESB em Ação atua com a associação do ensino com a extensão e o voluntariado, que agrega alunos, professores e comunidade, independentemente de período ou curso, todos com o objetivo de objetivo de atrelar a teoria e prática em prol da construção de uma sociedade melhor.

As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social são organizadas em torno de áreas temáticas em consonância com a Política de Extensão e a Política de Desenvolvimento Institucional do IESB: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Histórico do iesb em ação

As ações de Responsabilidade Social foram iniciadas em 2000, com projetos e atividades voltadas para comunidades carentes do DF. Neste período, tinham como foco ações de orientação jurídica, alfabetização de adultos e atendimento psicológico. Entre os anos de 2002 e 2004, o IESB consolidou o Programa IESB EM AÇÃO com atividades na comunidade do Varjão, onde foram desenvolvidas uma série de ações como:

Linha do tempo do IESB em Ação

Cátedra Unesco

As ações realizadas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social do IESB – IESB em Ação foram reconhecidas pela UNESCO por meio do estabelecimento da Cátedra em Desafios Emergentes para o Centro Universitário IESB, desde 2008.

O objetivo da cátedra é promover um sistema integrado de pesquisa, formação, informação e documentação no domínio dos novos desafios sociais. A cátedra facilita a colaboração entre pesquisadores reconhecidos internacionalmente e docentes do IESB e mais instituições no Brasil, além de países da América Latina e do Caribe, e em outras regiões do mundo.

Objetivos específicos da cátedra: 

O IESB, por meio do Programa IESB em Ação que, além de atender os princípios básicos da Cátedra, desenvolve ações e projetos que buscam a inclusão social e o respeito aos direitos humanos por meio de parcerias entre a Instituição (alunos professores e funcionários) e a comunidade local.

ações em andamento

As ações do Programa de Responsabilidade Social estão organizadas em torno de Projetos, Serviços e Eventos gratuitos voltados para o desenvolvimento social, humano e econômico do público atendido.

PROJETO IESB EM AÇÃO NAS ESCOLAS

Objetivo: O Projeto IESB EM AÇÃO ESCOLAS tem como objetivo levar o estudante do IESB para aplicar na prática seus conhecimentos em prol de alunos da Rede de Ensino Pública de áreas vulneráveis do Distrito Federal. As atividades são planejadas em parceira com as escolas e as coordenações dos Cursos Superiores do IESB.

Áreas Temáticas articuladas: Direitos humanos e justiça; Educação; Meio ambiente e Saúde.

PROJETO IESB EM AÇÃO social

Objetivo: O Projeto IESB Social tem como objetivo apoiar Instituições Sociais (ONG’s, OSCIP’s, Cooperativas e Associações) que desenvolvam atividades sociais voltadas para garantia de direitos em diferentes segmentos: crianças, adolescentes, mulheres e idosos. As atividades são planejadas em conjunto com as instituições e o IESB. O Projeto IESB Social também trabalha com educação e sensibilização para os direitos humanos, étnicos-raciais e de gênero, com foco para sensibilização dos estudantes da insituição.

Áreas Temáticas articuladas: Direitos humanos e justiça; Educação; Meio ambiente e Saúde; Tecnologia, Produção e Trabalho.

PROJETO de inclusão digital do iesb

O Projeto de Inclusão Digital do IESB é realizado nos campi Ceilândia e Norte. O curso é planejado e ministrado por alunos de Administração como trabalho de conclusão. A cada semestre participam cerca de 60 pessoas entre comunidade externa e alunos do IESB.  

PROJETO fênix

O projeto Fênix visa a inclusão social dos catadores de resíduos sólidos, trabalhando na perspectiva da viabilização de seus direitos, sendo consolidada por meio de uma parceria entre o Programa Justiça Comunitária e a Coordenação de Gestão Socioambiental do TJDFT, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Transferência de Renda (SEDEST) do Governo do Distrito Federal (GDF), e a Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (CENTCOOP).

O projeto oferece apoio à comunidade de catadores, a fim de impulsionar o enfrentamento de seus desafios institucionais, sociais e pessoais, efetivando o autoconhecimento enquanto cidadãos de direitos e trabalhadores, atuando diretamente nas cooperativas de catadores, realizando atividades voltadas à efetivação de políticas públicas que sejam acessíveis a eles

SERVIÇO À COMUNIDADE – NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DO IESB

O IESB promove atendimento comunitário por meio dos Núcleos de Práticas Jurídicas nos campi Ceilândia e Norte, e nas Clínicas de Psicologia, localizadas nos campi Sul e Ceilândia. Estes Núcleos atendem mais de 500 pessoas mensalmente.

Os NPJs do IESB atendem a comunidade de segunda a sábado. Eles lidam com mais frequência com casos relacionados à violência contra a mulher e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que sofreram violência sexual, por exemplo, além de casos relacionados à família, como divórcio e pensão alimentícia.

SERVIÇO À COMUNIDADE – CLÍNICAS DE PSICOLOGIA DO IESB

O IESB oferece atendimento psicológico à comunidade. A Clínica do Campus Sul foi inaugurada em 2006, e a do Campus Ceilândia em abril de 2015. As clínicas disponibilizam atendimentos para diferentes públicos: crianças, jovens, adultos e também a grupos de pessoas. O objetivo das clínicas é dar atendimento a pacientes que não têm condições de pagar por um psicólogo particular, além de viabilizar aos alunos a prática e o convívio direto com a profissão. Atualmente, as clínicas em conjunto atendem mensalmente mais de 400 pessoas.

Relatórios de ações

IESB em Ação 2015.1

IESB em Ação 2015.2

Relatório de Responsabilidade Social 2015