COLAÇÃO DE GRAU

Pelo direito de exercer uma profissão de nível superior.

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos. Para participar da colação de grau, o aluno deverá ter cumprido todas as etapas previstas na estrutura curricular do seu curso e estar em conformidade com o Regimento interno da instituição.

colacao-one.jpg

A tradição acadêmica universal rege que a outorga dos graus acadêmicos se faça em ato oficial, de caráter obrigatório, solene e público, com a presença de todos os graduandos e testemunhado por todos os responsáveis pela sua formação: corpo diretivo e professores da instituição. O IESB, embora seja uma instituição que busca a modernidade em todas as suas atividades, procura cultuar algumas tradições em prol da formação e da cultura que pretende incutir em seus alunos. Confira as dúvidas mais frequentes e consulte o Manual da Colação de Grau para conferir todas as informações desse importante momento.

Manual da Colação de Grau 2017.1

Calendário Colação de Grau 2017.1

Convocação para Reunião Formatura 2017.1

Orientações aos formandos 2017.1

Ata da reunião com os representantes dos formandos 2017.1 - Em breve

Prova de Beca

Data: 10, 11 e 12 de maio de 2017

Horário: 9h às 12h e 18h às 21h

Locais:

Campus Norte - Edifício Benedito Coutinho, Sala A07

Campus Oeste - Sala AC05

Campus Sul - Sala DB6

RMS_9985.JPG

DÚVIDAS FREQUENTES

COMO FICO SABENDO SE ESTOU APTO A PARTICIPAR DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU?

Verifique seu Histórico Escolar ou Currículo Acadêmico. É válido ressaltar que a vida acadêmica do aluno é de sua inteira responsabilidade. Caso tenha alguma dúvida, procure a Secretaria Geral/CCA para verificar se existe alguma pendência.

ESTOU COM PENDÊNCIAS FINANCEIRAS. PODEREI COLAR GRAU?

O aluno com pendência financeira junto à instituição não é impedido de participar da solenidade. No entanto, será preciso procurar o setor financeiro do IESB para negociar seus débitos.

FUI CONVOCADO PARA O ENADE E NÃO COMPARECI. PODEREI COLAR GRAU?

Não. O aluno convocado que não compareceu à prova não poderá participar da solenidade.

QUAL TRAJE DEVO USAR DURANTE A SOLENIDADE?

Para os homens, a sugestão é vestir camisa de malha, gola careca ou V, calça preta ou jeans escuro, sapato social preto e meias pretas. As mulheres devem evitar vestidos volumosos e longos, sugerimos sapato fechado preto. Os formandos não devem usar tênis, camisa social e sandálias.

E OS MEUS CONVIDADOS? COMO DEVERÃO SE VESTIR?

Geralmente, os convidados optam pelo traje esporte fino. Não será permitida a entrada de homens ou mulheres com shorts, bermudas e chinelos.

HÁ LIMITE DE CONVIDADOS POR FORMANDO?

Sim. O formando poderá convidar até 10 (dez) pessoas. O local comporta, aproximadamente, dois mil lugares.

QUAL É O HORÁRIO DE CHEGADA DOS FORMANDO?

Os alunos deverão chegar duas horas e meia antes do horário acordado para o início da cerimônia. A antecedência é necessária para a assinatura da ata.

TERÁ LUGAR RESERVADO AOS MEUS FAMILIARES?

Não. Não haverá reservas para nenhum convidado.

HAVERÁ ENSAIO DA COLAÇÃO DE GRAU?

Sim. O ensaio da Colação de Grau acontecerá no mesmo local e no mesmo dia marcado no horário das 9h. É necessária a presença de todos os formandos. Além do roteiro da solenidade, será feita a checagem dos nomes de todos os participantes.

NA COLAÇÃO DE GRAU, É PROIBIDA A ENTRADA DE ALGUM MATERIAL?

Sim. Será vetada a entrada dos seguintes materiais: balões de gás, buzinas, apitos e demais instrumentos sonoros, faixas com madeiramento ou hastes com materiais rígidos. Será permitida a entrada de balões sem gás, letras em isopor para compor o nome do formando, confetes e faixas. É válido ressaltar que se trata de uma solenidade e todas essas medidas são para assegurar a segurança e a integridade do evento.

E CÂMERAS FOTOGRÁFICAS PODERÃO ENTRAR?

Não. Será vetada a entrada de câmeras e filmadoras profissionais e semiprofissionais, assim como fotógrafos de outras empresas não autorizadas. A empresa 12 Produções é a responsável pela organização da solenidade. Durante o evento, ela será a responsável por tirar fotos e filmar sem nenhum compromisso dos formando em adquiri-las. Posteriormente, um representante da empresa parceira procurará o formando para saber se há interesse em adquirir algum material.

discursos de formatura

CONTATO

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato.
Gláucia: 3962-4922 - 09:00 às 13:00 e 14:30 às 19:00.

E-mail: glaucia@iesb.br